Materiais de apoio

Livros

  • acordes
    Abel Guedes

    Acordes

    Peguei Acorde, virei de ponta-cabeça e concordo: uma parte complementa a outra e as duas formam uma obra original. Um convite, uma provocação, usando temas e tarefas que vivenciamos no cotidiano, para (re)conhecer o jeito de ser de cada um de nós, para nos atualizarmos. Conversas e pontos de vista é um diálogo com o leitor. A maneira como Abel Guedes faz as colocações surpreende (não ofende) e a gente se identifica em cada situação. Quanta coisa fazemos automaticamente! E por que não temos coragem de ousar, de fazer diferente?! O livro consegue inspirar o leitor a pensar, refletir, repensar e se perguntar por que não pensei nisso antes? Muitas vezes fala do silêncio e o leitor silencia porque se identifica com o seu pensar. Alguns textos pegam as pessoas pelas entranhas; instigam o leitor a se auto-observar, se rever com delicadeza, sutilmente, sugerindo até que ria de si mesmo (e o leitor ri); despertam as emoções e os sentimentos mais profundos. Experimente Experimentos mexe com o que há de mais íntimo nas pessoas! Tem tal força que leva o leitor a interagir em muitas ocasiões. As propostas de compartilhar com o autor, Abel Guedes, são claras, tão realizáveis que a gente para de ler e experimenta de verdade. É uma reação legítima, viva. Convida o leitor a ler em voz alta, a escrever e se rever. São textos que propiciam o autoconhecimento, através de experimentos durante a leitura e esse é o diferencial. [Vera Esteves Waendendries, assistente social]

  • ALCOOLISMO E AS MULHERES
    Jan Bauer

    Alcoolismo e as Mulheres, O

    Jan Bauer é Mestre em Educação para Adultos pela Universidade de Boston e Diplomada em Psicologia Analítica pelo Instituto C.G.Jung de Zurique. Compartilha nesta obra um ponto de vista firme sobre ambos os aspectos do alcoolismo, o interior e o exterior, nunca perdendo de vista seu foco particular: a mulher alcólatra. Seus conhecimentos apreciados tanto por homens quanto por mulheres, tanto por leigos quanto por profissionais, fazem deste livro uma obra de eleição para os que convivem ou tratam o alcoolismo feminino.

  • ALCOOLISMO-MITOS E REALIDADE
    James Robert Milam

    Alcoolismo Mitos e Realidade

    Contrariando uma corrente forte no Brasil que sustenta que o alcoolismo é sintoma de problema psíquico ou de uma personalidade inadequada, os autores deste livro procuram mostrar que a fisiologia, e não a psicologia, determina se uma pessoa que bebe se tornará dependente ou não do álcool.

  • amante
    JENNIFER KAUFMAN, KAREN MACK

    Amante de Freud, A

    Viena, virada do século XIX. Desempregada e sem ter aonde ir, Minna só pode recorrer a uma solução: morar temporariamente com a irmã Martha e seu marido, Sigmund Freud, que começava a ser reconhecido por suas teses sobre subjetividade e inconsciente.
    Quando chega na nobre casa dos Freud, é recebida com o carinho da irmã e dos sobrinhos, e, mais ainda, encontra um lugar onde pode cultivar seu interesse de longa data pela arte e pela psique humana: o escritório do pioneiro sobre os estudos da psicanálise. O que antes parecia uma inocente visita noturna para as conversas intelectuais dos dois acaba transformando-se na única salvação de uma mulher desiludida e de um homem repleto de teorias sobre o relacionamento, mas infeliz no casamento. A paixão ardente e proibida agora é impossível de ser ignorada.
    Nesta história de amor e traição, realidade e ficção se misturam perfeitamente, criando um retrato convincente de uma mulher inesquecível e sua luta para conciliar o seu carinho por sua irmã com seu obsessivo desejo pelo cunhado, o pai da psicanálise.

  • amaroudepender
    Walter Riso

    Amar ou depender?

    Muito se fala sobre o lado cor-de-rosa do amor, mas poucos têm coragem de expor o lado sombrio de uma paixão – quando o que deveria gerar alegria e prazer se transforma em uma fonte de sofrimento e dano à autoestima. Reconhecer o limite entre o amor e a dependência afetiva, entretanto, nem sempre é fácil. Em Amar ou depender? O psicólogo Walter Riso, autor de obras que venderam cerca de 2 milhões de exemplares em todo o mundo, mostra os principais problemas atrelados ao apego excessivo e ensina que a cura não só existe como está ao alcance de todos. Especialista em terapia cognitiva, Riso traduz conceitos científicos para uma linguagem simples, clara e direta, fazendo de um guia para os primeiros passos em direção a uma vida amorosa saudável, plena e feliz.

  • ANO DO PENSAMENTO MaGICO O
    Joan Didion

    Ano do Pensamento Mágico, O

    Este é um livro para todos. Para todos que já se perguntaram: E agora? O que fazer se a vida parece não ter mais sentido algum? É um livro sobre a superação e sobre a nossa necessidade atravessar – racionalmente ou não – momento em que tudo o que conhecíamos e amávamos deixa de existir. Ao contar sua própria experiência após a morte do marido e a longa doença de sua única filha, a aclamada escritora americana Joan Didion nos revela como conseguiu sobreviver a esses dias, semanas e meses de desespero.

  • ansiedade
    Paul Stallard

    Ansiedade

    Oferece uma descrição clara a respeito de como a TCC pode ser utilizada com crianças e jovens que sofrem de transtornos de ansiedade em um formato fácil de ser executado, além de discutir evidências da efi­cácia da terapia como método de tratamento. Apresenta muitas ideias que podem ser incorporadas à prática diária, incluindo vi­nhetas clínicas, exemplos de casos e exercícios de aprendizagem para o uso com crianças e jovens.

  • autismo
    Francisco Baptista Assumpção Jr. e Evelyn Kuczynski

    Autismo infantil

    Este livro, relativo aos Transtornos Abrangentes de Desenvolvimento, representa o trabalho de 10 anos, em diferentes Universidades, do PDD (Projeto Distúrbios do Desenvolvimento) sendo totalmente inédito e fruto de diferentes projetos de pesquisa realizados no Brasil.

    Com o avanço dos conhecimentos e da prática do atendimento, tornou-se indicada a publicação de livro que viesse a refletir a experiência alcançada, com toda sua atualização, suas inovações, aqui chamadas de “novas tendências”, que por si próprias geram os grandes avanços nos conhecimentos futuros – as “perspectivas”. Autismo Infantil: Novas Tendências e Perspectivas preenche esse espaço, com informações abrangentes. Escrevem-no dois editores; 24 colaboradores, estando estruturado em 20 capítulos.

  • BOUDERLINE
    Mauro Hegenberg

    Borderline

    Partindo da história da categoria de estado-limite ou fronteiriço (borderline), o autor situa esse conceito nosográfico na atualidade, esclarecendo a diversidade de usos feitos deste termo na literatura psicanalítca, que nem sempre são coincidentes. A partir das contribuições teóricas de Otto Kernberg, Jacques Lacan, Jean Bergeret, André Green e de D.W. Winnicott, bem como da clínica do próprio autor, são analisados os critérios para o diagnóstico desses estados, bem como as particularidades da clínica desses pacientes.

  • cacadordepipas
    Khaled Hosseini

    Caçador de Pipas, O

    Este é um romance emocionante, envolvente, que nos cativa logo nas primeiras páginas. Livro de estréia de Khaled Hosseini, O caçador de pipas é uma narrativa insólita e eloqüente sobre a frágil relação entre pais e filhos, entre os seres humanos e seus deuses, entre os homens e sua pátria . Uma história de amizade e traição, que nos leva dos últimos dias da monarquia do Afeganistão às atrocidades de hoje.

  • CARICIA ESSENCIAL, A
    Roberto Shinyashiki

    Caricia Essencial, A

    Esta obra convida o leitor à descoberta de sua própria estrada e de seus reais desejos. Resgatar o afeto e as formas de reconhecimento do outro – esta é a proposta de A carícia essencial, que fala de um tema sempre gostoso: o carinho que todos nós queremos. Com uma linguagem simples e doce, Roberto Shinyashiki faz uma análise dos caminhos que as pessoas têm para demonstrar o amor. Uma conversa envolvente, que aborda aspectos psicológicos e sociais implícitos na comunicação, influenciando decisivamente os encontros humanos.

  • o-carrasco-do-amor
    Irvin D. Yalom

    Carrasco do Amor, O

    Solidão, desprezo, obsessões amorosas, depressão… O novo livro do autor best-seller Irvin Yalom traz a história de dez pacientes que procuraram soluções para seus problemas cotidianos, buscaram terapia e que se depararam com as raízes das próprias dores da maneira mais crua.

  • casal
    Casa do Psicólogo

    Casal diante do espelho, O

    Em O casal diante do espelho: psicoterapia de casal – teoria e técnica, a autora reúne conceitos psicodinâmicos fundamentais, adaptando-os à prática da terapia de casal, além de procurar estabelecer uma ponte entre abordagens sistêmicas e psicodinâmicas. Com ênfase nestas, no intuito de fornecer subsídios para situações de impasse, nas quais a compreensão de conteúdos inconscientes mostra-se essencial à elaboração de conflitos intrapsíquicos e relacionais. Sob o aspecto didático, segue uma linha crescente, que vai desde a decisão do casal de buscar ajuda terapêutica, o primeiro contato para marcação de consulta, a primeira sessão, até o estabelecimento do contrato e da aliança de trabalho. Analisa indicações e restrições à terapia de casal; motivações e resistências; insights e elaborações; transferência, contratransferência e ressonância; cuidados relativos a técnicas interpretativas em terapia de casal e outras particularidades, como a análise de sonhos compartilhados de acordo com este modelo de setting terapêutico.

  • CURA DE SCHOPENHAUER, A
    Irvin D. Yalom

    Cura de Schopenhauer, A

    O diagnóstico de um câncer maligno força o renomado psiquiatra Julius Hertzfeld a fazer um balanço de sua vida e de seu trabalho. A depressão e a tristeza dá lugar à vontade em rever pacientes antigos e à pergunta: será que seu trabalho fez alguma diferença na vida dessas pessoas? Neste novo romance do psiquiatra e escritor de best-sellers Irvin D. Yalom, o leitor irá acompanhar um embate emocionante entre pacientes e terapeuta, em que cada um expõe seus medos, defesas e fraquezas e aprendem a serem mais humanos e felizes.